Motivação

Meio-tom

Aplicativo

Bibliografia

Créditos

 



 

Motivação

O projeto foi desenvolvido como trabalho final para a disciplina de Processamento de Imagens oferecida pelo IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada - durante o segundo semestre de 2000 e ministrada pelos professores Luis Velho e Ralph Costa Teixeira.

Entre outros assuntos estudados, destaca-se com maior relação ao projeto a quantização de cores em dois níveis (preto e branco) e as abordagens adotadas por diversos algoritmos que tratam do problema.

Tradicionalmente inclui-se ao processo de quantização a preocupação em formar uma periodização aos elementos da tela de forma a não permitir que sejam percebidos pela visão humana considerando a distância normal de visão.

Essa aplicação tem intenção diferente. Gostaríamos de moldar os pontos da tela para formatos escolhidos ou criados artisticamente, podendo ser portadores de alguma simbologia. Não se impõe restrições aos formatos, além de que sejam uma imagem em preto e branco. Com essa liberdade somaremos a imagem a ser quantizada uma nova camada de informação artística que pode ser usada para caracterizar o contexto da imagem.

Como não há restrições sobre o tamanho da imagem de meio-tom, ela pode ter até mesmo o tamanho da imagem a ser quantizada. A imagem a ser reproduzida e a imagem formadora dos tons são produzidas independentemente e o artista ganha enorme liberdade para sua expressão. Os resultados mais interessantes são obtidos na confecção de imagens de alta resolução como pôsteres, painéis e outdoors. Quanto maior o resultado da razão entre o tamanho da imagem a ser quantizada e o da imagem usada para formar os tons, tanto melhor a imagem final obtida. Nestas confecções, quando observados a diferentes distâncias cada camada passa sua própria mensagem.

 

Motivação