As ´areas de visualiza¸c˜ao e modelagem baseados em pontos tˆem sido pesquisadas ativamente na computa¸c˜ao gr´afica. Pontos com atributos (por exemplo, normais) s˜ao geralmente chamados de surfels e existem v´arios algoritmos para a manipula¸c˜ao e visualiza¸c˜ao eficiente deles. Um ponto chave para a eficiˆencia de muitos m´etodos ´e o uso de estruturas de particionamento do espa¸co. Geralmente octrees e KD-trees, por utilizarem cortes alinhados com os eixos s˜ao preferidas em vez das BSP-trees, mais gen´ericas. Neste trabalho, apresenta-se uma estrutura chamada Constrained BSP-tree (CBSP-tree), que pode ser vista como uma estrutura intermedi´arias entre KD-trees e BSP-trees. A CBSP-tree se caracteriza por permitir cortes arbitr´arios desde que seja satisfeito um crit´erio de validade dos cortes. Esse crit´erio pode ser redefinido de acordo com a aplica¸c˜ao. Isso permite uma aproxima¸c˜ao melhor de regi˜oes curvas. Apresentam-se algoritmos para construir CBSP-trees, valendo-se da flexibilidade que a estrutura oferece, e para realizar opera¸c˜oes booleanas usando uma nova classifica¸c˜ao de interior/exterior.