Recentemente, novas pesquisas em Modelagem e Visualização de Terrenos procuraram aproveitar as possibilidades oriundas da modelagem baseada em sketches, processamento paralelo em GPU's, utilização de dados topográficos reais, e outros. Nesta linha, apresentamos uma análise do estado da arte da área, identificando possibilidades, desafios e tendências. Experimentamos algumas técnicas, apresentamos algumas propostas e apontamos para possíveis trabalhos futuros. Os métodos de modelagem podem ser agrupados em métodos ontogenéticos, que buscam construir modelos visualmente satisfatórios, e métodos teleológicos, que buscam construir modelos geomorfologicamente coerente. Ao longo deste trabalho, discutiremos a expressão "geomorfologicamente coerente", relacionando os métodos de modelagem com fenômenos naturais que influenciam a formação da topografia da Terra. Apresentamos uma forma de especificar relevos a partir de sketches de base, esqueleto e silhueta. A maioria dos trabalhos que modelam terrenos usando sketches utilizam prioritariamente a silhueta. Acreditamos que a mudança de abordagem permitirá construir modelos realistas, com poucos traços. Durante o desenvolvimento deste trabalho foi implementado um framework para modelagem e visualização de terrenos. Com esta ferramenta, desenvolvemos alguns aplicativos que visam testar os conceitos apresentados ao longo deste trabalho. Além do processo de especificação e síntese de terrenos, também abordamos alguns aspectos visuais como representação de um terreno com uma malha em multirresolução, adaptada de acordo com o ponto de vista, e tópicos referentes a textura.