Mediante a resposta à crescente propagação de tecnologias de mídia que tornam possível produzir, arquivar, se apropriar e recircular conteúdo informacional de novas e poderosas formas, uma cultura participativa vem emergindo nos dias atuais. Uma lógica de colaboração, de ordem psicológica, se faz presente, viabilizada por ferramentas técnicas que estruturam o conhecimento em rede. Nesse contexto, o museu, enquanto instituição cultural, se vê diante do desafio de apresentar-se como espaço público relevante, buscando alternativas para evidenciar o seu valor para as comunidades a que se propõem servir. Nesta dissertação, sugere-se que a interação participativa de caráter social é uma dessas alternativas, uma vez que contribui para ampliar e atualizar as perspectivas a respeito do que é exibido. Foi elaborado, então, o sistema Revelar, como exercício de investigação do design de participação em contexto museológico. O sistema, que tem como palco de ações o complexo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é uma ação coletiva em museu, baseada em participação colaborativa a partir de fotografias de plantas medicinais, capturadas e compartilhadas através do uso de dispositivos móveis.