Cenas de realidade mista, onde objetos sintéticos são introduzidos em cenas reais capturadas, são utilizadas diariamente em todo tipo de aplicações que vão desde cinema, televisão, publicidade até simulações científicas. Nesta tese vamos apresentar soluções para o problema de renderização foto-realista de objetos sintéticos em cenários reais com iluminação real capturada. Também propomos uma solução para o problema de renderização foto-realista de objetos sintéticos em um panorama omnidirecional \emph{HDR} capturado. Este pipeline permite desenvolver produções destinadas a serem exibidas em displays que suportam conteúdo panorâmico, como óculos de realidade virtual, smartphones, caves e domos esféricos. Recentemente também experimentamos avanços significativos no setor de dispositivos de captura fotográfica, vídeo e estrutura geométrica. Dispositivos como câmeras panorâmicas e de captura de profundidade são cada vez mais acessíveis. Os avanços deste setor abrem novos caminhos para o uso de panoramas. Por outra parte percebemos a necessidade de reformular as representações atuais e introduzir novas representações que permitam explorar melhor os atributos e capacidades das novas tecnologias de captura e mídias de exibição. Para contribuir com o desenvolvimento desta área propomos uma nova formulação geral de panorama expandida, o panorama omnidirecional com múltiplas camadas, que permite explorar novas representações e aplicações e atender melhor às necessidades das novas tecnologias. Entre as aplicações desenvolvidas, estudamos os problemas visualização de superfícies visíveis e visualizações com iluminação \emph{view-dependent} a partir de uma imagem panorâmica expandida.