Menu

Acordo de cooperação

Sobre o acordo

Parceria com foco no acervo fotográfico

Em junho de 2018, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), através do Laboratório Visgraf, e o Instituto Moreira Salles (IMS), através da Coordenação de Fotografia, assinaram um acordo de cooperação com foco na investigação e no desenvolvimento de aplicações para difusão do acervo fotográfico do IMS. Este website reporta os principais resultados obtidos no âmbito deste acordo até o momento. Acreditamos que tanto a experiência vivenciada quanto os resultados obtidos nesse processo vislumbram uma forma inédita de integração entre duas instituições destacadas em suas respectivas áreas de excelência: científica e cultural, com benefício mútuo no contexto das complexas transformações tecnológicas e sociais da atualidade.

Frentes de pesquisa

Os interesses de pesquisa concentram-se em quatro eixos:

Tecnologias e mídias para bancos de imagens

Investigação de temas emergentes da Tecnologia de Informação para o acesso e a difusão de acervos fotográficos. Este eixo inclui: visualização de dados semânticos estruturados no Wikidata; visualização de imagens fotográficas em multirresolução; identificação de protocolos abertos e bem documentados que permitam a comparação de imagens entre diferentes instituições.

Plataforma Liquid Galaxy

Estudo da plataforma de visualização Liquid Galaxy e desenvolvimento de protótipos. Este eixo inclui: colaboração com a empresa Endpoint, doadora do equipamento, para suporte e treinamento; operacionalização do Liquid Galaxy nas instalações do IMS; elaboração de metodologias para publicação de conteúdo e construção de narrativas panorâmicas; e identificação de oportunidades para desenvolvimento de projetos.

Georreferenciamento de fotografias urbanas

Foco em imagens urbanas do Brasil dos séculos XIX e XX, que destacam-se em quantidade e relevância no acervo fotográfico do IMS. Este eixo inclui: exploração de tecnologias e metodologias para georreferenciar fotografias urbanas, tendo como referência a posição, precisa ou aproximada, de câmera; visualização e justaposição entre fotografias e modelos tridimensionais do espaço urbano; interface entre acervo fotográfico e plataformas de visualização cartográfica.

Mapeamento de outras tecnologias

Tendo em vista a expertise do Laboratório Visgraf na área de matemática aplicada computacional para novas mídias e o interesse do IMS no uso de conhecimento aplicado para melhor organização e disponibilização de seu acervo, entende-se que o mapeamento de novas tecnologias de computação gráfica e visão computacional possa oferecer aplicações relevantes às coleções fotográficas.

Produtos

Protótipos de visualização na plataforma Liquid Galaxy

Protótipo 1

Centros Culturais do IMS

Protótipo de uma apresentação linear não interativa para apresentar os centros culturais do Instituto Moreira Salles. Assista ao vídeo e leia o relatório técnico Liquid Galaxy: a multi-display platform for panoramic geographic-based presentations

Protótipo 2

Obras selecionadas de Marc Ferrez no Rio de Janeiro

Protótipo de uma apresentação não-linear interativa sobre obras selecionadas de Marc Ferrez fotografadas no Rio de Janeiro. Assista ao vídeo e leia o artigo Liquid Galaxy Visualization of Instituto Moreira Salles’ photographic collections submetido para a conferência Digital Humanities 2019

Equipe

Colaboradores do IMPA e do IMS