O método usado
Juiz Virtual utiliza técnicas de modelagem baseada em imagens. As traves e os pontos
de marcação do gramado possuem posição relativa determinada pelas regras de futebol.
Quando se associa a eles os pontos correspondentes na imagem, é possível determinar
a posição e a orientação da câmera. Essa informação permite, então, localizar a posição
dos jogadores e da bola no campo a partir de suas posições na imagem.
Uma vez tendo sido construído o modelo tridimensional, é possível posicionar a
câmera em uma posição arbitrária.
O ponto crucial é a determinação (ou calibração) da câmera. Juiz Virtual usa
um método de calibração em duas etapas que emprega modelos lineares de mínimos
quadrados.
Mais detalhes podem ser obtidos no artigo e na apresentação em PowerPoint abaixo.
- P. C. P. Carvalho, F. Szenberg and M. Gattass. Image-based Modeling Using a Two-step Camera Calibration Method.
SIBGRAPI'98 (formato doc (Word97) ou ps).
- Juiz Virtual: uma aplicação de modelagem baseada em imagens (formato ppt)
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