IX Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, realizado em Caxambu, Minas Gerais, de 29 de outubro a 1 de novembro de 1996.
O SIBGRAPI é patrocinado pela Sociedade Brasileira de Computação -- SBC e reúne os pesquisadores de Computação Gráfica, Processamento de Imagens e áreas afins, para a divulgação dos seus trabalhos e troca de experiências, de modo a se ter um panorama das atividades nessas áreas no Brasil. Além disso, são também organizadas mostras de Animação e de Arte por computador.
Neste ano, tivemos muitas inovações, que resultaram em uma grande mobilização da comunidade, e se refletiram em um aumento da qualidade dos Anais. Dentre as principais mudanças podemos citar: o uso efetivo da Internet, o aperfeiçoamento do processo de avaliação dos trabalhos, e melhorias na produção dos Anais.
Os vários recursos da Internet foram utilizados intensamente pelo SIBGRAPI. Desde a divulgação da chamada de trabalhos por correio eletrônico, até o envio por FTP da versão final em Postscript dos trabalhos. Em particular, a criação de um sítio WWW (World Wide Web) serviu para disponibilizar amplamente as informações relativas ao simpósio e permitiu uma participação mais efetiva de todos envolvidos no evento.
O processo de avaliação dos trabalhos incluíu uma nova etapa, na qual os autores receberam o resultado da análise inicial dos seus trabalhos e tiveram a oportunidade de enviar comentários sobre as revisões, fornecendo assim, mais, subsídios para a decisão final da Comissão de Programa. Esperamos que isto tenha contribuído para tornar o processo mais justo e transparente.
Os anais foram, pela primeira vez, inteiramente produzidos com técnicas de editoração eletrônica, a partir de arquivos em formato digital fornecidos pelos autores. Este fato tem dupla importância. Em primeiro lugar, resultou no aumento da qualidade gráfica dos Anais, aliado a uma redução dos custos de produção. Em segundo lugar, tornou possível a publicação da versão eletrônica dos Anais em CD-ROM, que está disponível também na Internet (http://www.impa.br/sibgrapi96/anais).
O material que integra esta publicação é resultado de um enorme investimento pessoal de expressiva parcela da comunidade brasileira na área. Este ano foram submetidos 7 tutoriais, 84 artigos e 38 comunicações técnicas. Cada trabalho foi designado para três membros da Comissão de Programa que coordenaram a sua análise por revisores locais em suas instituições. Com base nessa análise, e nos comentarios dos autores, foram selecionados 4 tutoriais, 42 artigos e 22 comunicações, que acreditamos representar o estado da arte em Computação Gráfica e Processamento de Imagens no Brasil.
Desejamos agradecer a todos que contribuíram com seu esforço e dedicação para a realização do SIBGRAPI '96. Agradecemos principalmente aos pesquisadores que escolheram este evento para divulgar seus trabalhos. Agradecemos à equipe de avaliadores que se empenharam na revisão dos trabalhos, e aos membros da Comissão de Programa que assumiram a difícil tarefa de seleção dos trabalhos. Agradecemos também aos membros das Comissões Organizadora, das Mostras de Vídeo e de Artes, que coordenaram as diversas atividades do simpósio.
Finalmente, nossos agradecimentos à Universidade Federal de Minas Gerais e ao Departamento de Ciência da Computação, que acolheram e apoiaram o SIBGRAPI'96 no âmbito das comemorações de seus 70 e 20 anos de existência; ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada pelo apoio dado durante o processo de avaliação de trabalhos e impressão dos anais; aos patrocinadores públicos e privados, que ajudaram a viabilizar economicamente este evento.
Caxambu, outubro de 1996,
Luiz Velho
Presidente da Comissão de Programa
Arnaldo Albuquerque
Presidente da Comissão Organizadora
Roberto Lotufo
Editor Convidado