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This work proposes a framework for digital puppeteering performances, using solely the performer’s bare hands. The framework uses Unity as a base, and hand information is captured using a Leap Motion device. The performer uses a gesture interaction system and precise hand movements to manipulate the puppet in a number of different manners. It is then possible for the audience to view the puppet directly in a big screen, or using virtual or augmented reality headsets, which allows rich interactions.


Expanded Virtual Puppeteering e O Boneco

“Expanded Virtual Puppeteering” visa preservar a expressividade e o know-how dos marionetes clássicos, mas, ao mesmo tempo, vê-los numa perspectiva diferente com a ajuda da realidade virtual. O Boneco é uma curta peça de animação criada como um experimento para testar a plataforma. O projeto é uma colaboração tecnológico-artística entre o Laboratório VISGRAF e o Bando Cegonha de Criação. Nosso projeto como um todo tem como objetivo encontrar mecanismos de conduzir a direção e interpretação de um boneco avatar, em realidade virtual, dando a ele a vivacidade necessária para que torne-se verossímil ao espectador. Na busca por tais mecanismos se torna necessário entender quais técnicas da prática teatral são adaptáveis e quais precisam ser recriadas no sentido de lidar com as limitações e/ou as novas possibilidades de movimento no ambiente virtual.